Follow by Email

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Otimizando a mídia em sala de aula.

A VIVO criou um vídeo lindíssimo que poderá ser trabalhado em sala de aula com produção textual e produção de vídeo envolvendo mídias que os alunos conhecem, além da discussão de temas como amor, relacionamento, poesia, arte, cultura, família, estudo além de tantos outros que estão nas entrelinhas e leituras do vídeo e da letra da música Eduardo e Monica do Renato Russo, cantado pela banda Legião Urbana.



Quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?

Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar
Ficou deitado e viu que horas eram
Enquanto Mônica tomava um conhaque
No outro canto da cidade, como eles disseram.

Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer
E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer...
Um carinha do cursinho do Eduardo que disse:
"Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir"

Festa estranha, com gente esquisita
"Eu não tô legal", não agüento mais birita"
E a Mônica riu, e quis saber um pouco mais
Sobre o boyzinho que tentava impressionar
E o Eduardo, meio tonto, só pensava em ir pra casa
"É quase duas, eu vou me ferrar..."

Eduardo e Mônica trocaram telefone
Depois telefonaram e decidiram se encontrar
O Eduardo sugeriu uma lanchonete,
Mas a Mônica queria ver o filme do Godard

Se encontraram então no parque da cidade
A Mônica de moto e o Eduardo de "camelo"
O Eduardo achou estranho, e melhor não comentar
Mas a menina tinha tinta no cabelo

Eduardo e Mônica eram nada parecidos
Ela era de Leão e ele tinha dezesseis
Ela fazia Medicina e falava alemão
E ele ainda nas aulinhas de inglês

Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus,
Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud
E o Eduardo gostava de novela
E jogava futebol-de-botão com seu avô

Ela falava coisas sobre o Planalto Central
Também magia e meditação
E o Eduardo ainda tava no esquema: "escola, cinema
clube, televisão".

E mesmo com tudo diferente, veio mesmo, de repente
Uma vontade de se ver
E os dois se encontravam todo dia
E a vontade crescia, como tinha de ser...

Eduardo e Mônica fizeram natação, fotografia
Teatro, artesanato, e foram viajar
A Mônica explicava pro Eduardo
Coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar...

Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer
E decidiu trabalhar (nããão)
E ela se formou no mesmo mês
Que ele passou no vestibular

E os dois comemoraram juntos
E também brigaram juntos, muitas vezes depois
E todo mundo diz que ele completa ela
E vice-versa, que nem feijão com arroz

Construíram uma casa há uns dois anos atrás
Mais ou menos quando os gêmeos vieram
Batalharam grana, seguraram legal
A barra mais pesada que tiveram

Eduardo e Mônica voltaram pra Brasília
E a nossa amizade dá saudade no verão
Só que nessas férias, não vão viajar
Porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação
Ah! Ahan!

E quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão!    

Lembre-se...

Fazer  do computador e da internet  aliados no processo de construção da língua escrita e da leitura. Sugiro a construção de um blog com a turma para troca de informações, impressões sobre o trabalho na escola, na sala de aula, de interesses entre os alunos. Estimular a produção textual, a criatividade, o trabalho em equipe utilizando ferramentas que são do interesse e domínio dos alunos resultará em aulas mais dinâmicas e com maior índice de aprendizagem.





Scanei o livro "O cabelo de Lêle" da Valéria Belém da Editora Companhia Nacional, que pode ser trabalhado na contação e leitura do livro e na construção de um texto após a visualização do vídeo. Esses textos poderão ser narrativa e ou poesia, em grupo ou individual, o professor pode estimular os grupos a criar uma paródia após a leitura das imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário